 |
Clube Optimus Vinhos Um sonho, nos nossos sentidos
|
View previous topic :: View next topic |
Author |
Message |
pbrandao Site Admin

Joined: 01 Apr 2006 Posts: 1426 Location: Corroios
|
Posted: Tue Jun 27, 2006 7:51 am Post subject: 3º aniversário Culto do Vinho |
|
|
Quote: | CONVITE
Lisboa,22-06-2006
Assunto: 3º Aniversário do Culto do Vinho, Lda.
É com enorme satisfação que lhe comunicamos a celebração do nosso terceiro aniversário, que terá lugar no próximo dia 28 de Junho de 2006, para o qual desde já lhe endereçamos o nosso convite para estar presente e fazer um brinde com o vinho da nossa representação: Douro Tinto " Quinta de Ramozeiros ".
Ao longo deste terceiro ano tem sido para nós muito gratificante a sua presença, e, por esse motivo queremos manifestar-lhe o nosso agradecimento por todo o apoio e estímulo com que amavelmente nos tem dispensado.
Aproveitamos ainda o ensejo para informar que a partir das 19 horas, teremos uma prova de degustação, com os vinhos da Herdade da Malhadinha Nova, Soc.Agricola e Turismo S.A., que quis honrar-nos com a sua presença.
A prova será comentada pela Enóloga Teresa Gaspar.
Vinhos em prova:
Brancos: Herdade da Malhadinha e Monte da Peceguina.
Rosé: Monte da Peceguina.
Tintos: Monte da Peceguina, Aragonês, Pequeno João e Malhadinha.
A sua presença é muito importante para nós.
Com os nossos melhores cumprimentos,
Luciano Dias e Joaquim Gamboa
Sócios Gerentes
|
A prova é aberta, vai-me ser quase impossível de ir, mas fica a dica para quem puder. _________________ Abraços
PBrandão
Web page com muita bacorada em http://bservices.homelinux.com/cov
NR: é mais o tempo que passa em baixo do que o acessível...
Um cantinho para a conversa em http://cov.s1.bizhat.com |
|
Back to top |
|
 |
Rui Miguel

Joined: 26 Apr 2006 Posts: 977 Location: Dão, Douro, Alcochete
|
Posted: Tue Jun 27, 2006 10:40 am Post subject: |
|
|
Infelizmente, este ano não irei! many things to do...  _________________ Sem problemas, sem stress. Sempre Cool
http://pingasnocopo.blogspot.com |
|
Back to top |
|
 |
goncas
Joined: 28 Apr 2006 Posts: 323 Location: Carcavelos
|
Posted: Thu Jun 29, 2006 4:47 pm Post subject: |
|
|
Viva,
Passei por lá ontem ao fim da tarde. Não conhecia o espaço e parabéns aos seus donos pela extrema simpatia e qualidade de serviço.
Parabéns igualmente à herdade da malhadinha também pela bela prova completa do seu portfolio de vinhos. Seguem-se uns breves comentários sobre os vinhos provados, (do que me lembro, pois não tomei notas durante a prova)
Com apresentação da enóloga residente da Herdade, a prova começou pelo Monte da Peceguina Branco 05. Não esteve mau para inicio das hostilidades. Directo e sem arestas, soube bem (em prova). Talvez lhe falte um pouco mais de acidez para não se tornar monótono no caso de se estar a beber uma botella a solo.
Malhadinha (branco 2005). Se o primeiro branco estava “bem feitinho”, este estava muito melhor. Com uma acidez mais refrescante e um final mais longo. Madeira bem presente no nariz e na boca e a mostrar-se um vinho com mais estrutura. Salvo erro, este é 100% Antão Vaz (o de 2004 tinha algum Chardonnay) e conforme foi abrindo, foram-se notando as notas de manteiga a acompanhar a textura cremosa na boca. Muito Bom (Tenho o 2004 na garrafeira. Tinha pensado abri-lo só para ano, mas quando fizer um peixinho no forno, é capaz de "ir à vida")
Monte da Peceguina Rosé 05: Feito de TN. Provei um bocado por simpatia. Não consigo atinar com os rosés e para a mesma "situação" prefiro um branco. E confirmei isso mais uma vez. Entrou algo timido na boca, depois nota-se o "docinho" e pronto, já era. Sinceramente, acho que devia ter sido servido antes do Malhadinha Branco que superou as expectativas.
Monte da Peceguina Tinto 2005: Não sei se ainda vinha influenciado pela semi-desilusão do Rose, ou o estômago já estava a acusar a falta de sólidos, mas este vinho serviu para empurrar as tostas que havia para "matar o bicho". Alguma fruta no nariz (mas nem por isso muito exuberante), corpo e acidez q.b, mas notei-lhe um bocadinho o álcool. (Seria da temperatura?)
Aragonês da Peceguina 2004: Que belo Aragonês novo. Todo ele é fruta vermelha (creio que se aplica bem a designação de vinho frutado) e equilíbrio entre a acidez, corpo e taninos. Dos tintos, é aquele que se bebe melhor sozinho (e bebe-se com muito mais agrado que um rose). Atenção que não me pareceu um vinho fácil, mas sim um vinho com presença.
Pequeno João 2004 (70% Cab. Sauv/30% Aragonês). Em oposição ao 100% Aragonêz, mostrou-se um vinho mais robusto e adequado para acompanhar comida condimentada (de tacho ou de forno). Foi-me dito que se tratava de um vinho feito a partir de um lote de Cabernet Sauvignon de uvas colhidas bem maduras (como já ouvi dizer em “enegolês”: um “cabernet bem maduro”), que não evidenciava as notas típicas desta casta. Não eram evidentes não senhor, mas lá no final notava-se o vegetal e os pimentos. Os taninos estão ainda um pouco robustos. Gostei (Bom), é um vinho “para comer” (claramente para acompanhar uma refeição.)
Malhadinha (tinto) 2004, com 14 meses de barrica que não se notam. Bela cor, carregada e que reluzia quando o vinho vertia para o copo. No nariz sobressai a fruta em compota e um fundo de especiarias. A boca confirma o nariz, num vinho de ataque macio e que vai crescendo com a presença na boca. Não chega a ser avassalador, mas mostra-se carnudo e elegante. Taninos redondos e Final longo (Muito Bom/Excelente)
Curioso este Malhadinha Tinto, que aparece como o topo de gama e não tem Touriga Nacional. Uma boa opção para variar dos “tourigas”.
Mais uma vez, parabéns ao “Culto do Vinho” e parabéns à “Malhadinha" pelos belos vinhos apresentados! _________________ Saudações enófilas
Nuno Gonçalves |
|
Back to top |
|
 |
pbrandao Site Admin

Joined: 01 Apr 2006 Posts: 1426 Location: Corroios
|
Posted: Thu Jun 29, 2006 10:35 pm Post subject: |
|
|
Nuno,
Mais uma vez obrigado pelos detalhes e pela tua apreciação. É pena não ter podido ir para te conhecer pessoalmente, e para disfrutar do que parece ter sido uma bela apresentação de vinhos. _________________ Abraços
PBrandão
Web page com muita bacorada em http://bservices.homelinux.com/cov
NR: é mais o tempo que passa em baixo do que o acessível...
Um cantinho para a conversa em http://cov.s1.bizhat.com |
|
Back to top |
|
 |
Miguel
Joined: 28 Apr 2006 Posts: 305 Location: Sintra
|
Posted: Fri Jun 30, 2006 8:19 am Post subject: |
|
|
Também fui ao aniversário. Acompanhei a prova toda. Grandes vinhos.
O Monte da Peceguina branco estava inferior ao 2004. Os restantes estavam sublimes. Em relação ao Malhadinha, vou fazer uma prova mais atenta em casa.  |
|
Back to top |
|
 |
Rui Miguel

Joined: 26 Apr 2006 Posts: 977 Location: Dão, Douro, Alcochete
|
Posted: Fri Jun 30, 2006 8:58 am Post subject: |
|
|
[quote="pbrandao"]Nuno,
Mais uma vez obrigado pelos detalhes e pela tua apreciação. É pena não ter podido ir para te conhecer pessoalmente [quote]
Quem sabe não fazemos uma prova para nos encontrarmos?  _________________ Sem problemas, sem stress. Sempre Cool
http://pingasnocopo.blogspot.com |
|
Back to top |
|
 |
Miguel
Joined: 28 Apr 2006 Posts: 305 Location: Sintra
|
Posted: Fri Jun 30, 2006 12:58 pm Post subject: |
|
|
Só promessas....  |
|
Back to top |
|
 |
goncas
Joined: 28 Apr 2006 Posts: 323 Location: Carcavelos
|
Posted: Fri Jun 30, 2006 1:42 pm Post subject: |
|
|
Viva Rui,
Quote: | Quem sabe não fazemos uma prova para nos encontrarmos? |
É com todo o gosto. Podemos escolher um tema (Uma região, produtor, etc) ou quem sabe, juntar algumas botellas e fazer uma vertical.
Viva Miguel,
Pelos vistos já nos conhecemos de vista! _________________ Saudações enófilas
Nuno Gonçalves |
|
Back to top |
|
 |
Miguel
Joined: 28 Apr 2006 Posts: 305 Location: Sintra
|
Posted: Fri Jun 30, 2006 9:59 pm Post subject: |
|
|
Viva Miguel,
Pelos vistos já nos conhecemos de vista![quote]
Penso que estavas com uma senhora????? Tua esposa???????????
Recordo-me de um comentário acerca dos rosés...
Eu estava com o meu irmão, um rapaz de pêra, e eu com o cabelo muito curto.... |
|
Back to top |
|
 |
goncas
Joined: 28 Apr 2006 Posts: 323 Location: Carcavelos
|
Posted: Mon Jul 03, 2006 8:18 am Post subject: |
|
|
Miguel wrote: |
Penso que estavas com uma senhora????? Tua esposa???????????
Recordo-me de um comentário acerca dos rosés... |
Nops e .... Oooops. Uma afirmação destas ainda estraga a vida a um homem
É que eu fui sozinho !!!! Se a minha mulher lê isto...
Eu ia de fato azul escuro (sozinho, muito sozinho ) _________________ Saudações enófilas
Nuno Gonçalves |
|
Back to top |
|
 |
Miguel
Joined: 28 Apr 2006 Posts: 305 Location: Sintra
|
Posted: Mon Jul 03, 2006 1:02 pm Post subject: |
|
|
 |
|
Back to top |
|
 |
goncas
Joined: 28 Apr 2006 Posts: 323 Location: Carcavelos
|
Posted: Mon Jul 03, 2006 1:32 pm Post subject: |
|
|
"No prob",  _________________ Saudações enófilas
Nuno Gonçalves |
|
Back to top |
|
 |
|
|
You cannot post new topics in this forum You cannot reply to topics in this forum You cannot edit your posts in this forum You cannot delete your posts in this forum You cannot vote in polls in this forum
|
|