Clube Optimus Vinhos Forum Index Clube Optimus Vinhos
Um sonho, nos nossos sentidos
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Vinho como faziam os Romanos?

 
This forum is locked: you cannot post, reply to, or edit topics.   This topic is locked: you cannot edit posts or make replies.    Clube Optimus Vinhos Forum Index -> O Néctar
View previous topic :: View next topic  
Author Message
pbrandao
Site Admin


Joined: 01 Apr 2006
Posts: 1426
Location: Corroios

PostPosted: Mon May 29, 2006 12:39 pm    Post subject: Vinho como faziam os Romanos? Reply with quote

Quote:

'Vinho dos romanos'objecto de provas em Aveiro

O vinho consumido pelos romanos, desde o séc. I A.C., era sobretudo o branco e, em regra, adoçado com mel ou misturado com água, incluindo a do mar, em proporções muito diversas.

Virgílio Loureiro, catedrático do Instituto Superior e Agronomia, expôs há dias a ideia em Aveiro, numa das tertúlias que se reúnem periodicamente no Hotel Moliceiro e que resultam de uma parceria entre as Caves de São Domingos e o hotel. Estiveram presentes algumas dezenas de pessoas.

Incógnita persiste

Que tipos de vinho, afinal, bebiam os romanos? Certo, certo, não se sabe. O facto de dizer que era predominante branco e muitas vezes doce e com água não define as suas características. Qual era o gosto desse vinho? É uma das incógnitas e nenhum investigador alguma vez avançou uma resposta.

A curiosidade perante as palavras do professor, investigador e enólogo tinham a ver com este facto e cresceu quando foram dadas a provar amostras de "um vinho produzido em França", onde um viticultor tenta uma aproximação com o que seria o "vinho dos romanos". E por esta via se aprofundou o tema proposto para o serão.

Sabe-se, com efeito, que a vinha foi mais umas das contribuições dos fenícios (inventores de um alfabeto, tido como antepassado do grego) para a cultura mediterrânica. Quando os gregos se espalharam até à actual península itálica - que fazia então parte da chamada Grande Grécia - a viticultura veio com eles. E se a vinha e o vinho tiveram um lugar fundamental na arte, na epopeia (veja-se a de Ulisses), na poesia, nas festas e nos hábitos quotidianos dos gregos, sem esquecer a mitologia, não o tiveram menos na Grande Grécia e, depois, na vida de Roma e de todo o seu império. A investigação nessa área é vastíssima e a arqueologia testemunha-o.

"Prova surpreendente"

Virgílio Loureiro evocou esse passado remoto. Lembrou, por exemplo, o primeiro tratado romano sobre a vinha e o vinho, o do censor (magistrado) Catão, o Antigo (234-189 A.C.) intitulado "De Re Rustica".

No início da nossa Era, Roma já era uma grande cidade "O vinho ajudava os poderosos a manter o poder, o vinho era dado e tornou-se popular".

Durante muitos séculos as técnicas de produção repetiram-se. É possível, acrescentou, encontrar hoje reminiscências dessa tradição no "vinho senhorial" das "villae" romanas que ficaram entre nós, bem como no "vinho popular", cujos vestígios encontramos ou "nos solares" ou, no outro caso, "nas práticas dos monges da região de Ourém".

Essa herança, "uma matriz cultural europeia", está em utensílios, vasilhame (caso das talhas) restos de lagares clássicos, mosaicos e vasos ("dolium") e copos que configuram um modo de tratar a vinha, de vinificar e de beber. Projectaram-se imagens de vestígios arqueológicos. Quanto aos métodos de condução da videira vêem-se "técnicas ainda existentes, a vinha alta (herança etrusca) ou a baixa e o enforcado".

Os vinhos provados foram preparados a partir dessa informação. Os vinhos "salgados" tinham fins medicinais (caso dos soldados, nas legiões) tal como os "vinhos quinados" ainda dos nossos dias. Foi possível detectar sabores e aromas de vinhos "artificiados" (canela e mel) a que os romanos terão chegado por métodos empíricos. Imperou a ideia de que se tratou de uma "prova surpreendente", segundo um dos presentes.


in http://jn.sapo.pt/2006/05/21/etcetera/vinho_romanosobjecto_provas_aveiro.html
_________________
Abraços

PBrandão
Web page com muita bacorada em http://bservices.homelinux.com/cov
NR: é mais o tempo que passa em baixo do que o acessível...
Um cantinho para a conversa em http://cov.s1.bizhat.com
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website Yahoo Messenger MSN Messenger
Display posts from previous:   
This forum is locked: you cannot post, reply to, or edit topics.   This topic is locked: you cannot edit posts or make replies.    Clube Optimus Vinhos Forum Index -> O Néctar All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © phpBB Group. Hosted by phpBB.BizHat.com

vShare YouTube Clone Script

Free Web Hosting | Free Forum Hosting | Photo Gallery | FreeMarriage.com

Powered by PhpBB.BizHat.com, setup your forum now!
For Support, visit Forums.BizHat.com