Clube Optimus Vinhos Forum Index Clube Optimus Vinhos
Um sonho, nos nossos sentidos
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Um vinho que era para ser especial!

 
This forum is locked: you cannot post, reply to, or edit topics.   This topic is locked: you cannot edit posts or make replies.    Clube Optimus Vinhos Forum Index -> O Néctar
View previous topic :: View next topic  
Author Message
goncas



Joined: 28 Apr 2006
Posts: 323
Location: Carcavelos

PostPosted: Wed Jul 12, 2006 5:38 pm    Post subject: Um vinho que era para ser especial! Reply with quote

Esta segunda-feira a minha princesa fazia anos. Como é mau dia para ir jantar fora, decidimos ficar em casa.
Para um “special day”, um vinho especial. E lá estava ele, guardado na garrafeira, “é desta” – pensei eu: Chateau Haut-Brion 1994.

Diz a crítica que 94 não foi um grande ano para este vinho. Como podem adivinhar pelo título do post, a crítica tem razão!!

Aqui ficam algumas notas sobre este vinho:

Cor vermelha “atijolada”, já a evidenciar alguma evolução. Nariz de intensidade média, dominado pelos aromas terciários, a mostrar inicialmente especiarias, terra (barro) e uns laivos de mineral que foram evoluindo para couro e pimentos verdes. Corpo médio, a boca evidenciava mais especiarias e pimento verde, mostrando-se equilibrado e elegante (talvez até em demasia), madeira e o álcool perfeitamente integrados, sedoso, com os taninos completamente polidos e a acidez discreta embora conferindo frescura. Final de boca prolongado.

O vinho não deslumbrou (embora naturalmente fosse essa a expectativa), falta qualquer coisa para ser um vinho completamente redondo, mas a garrafa foi quase toda ao jantar. Guardámos um último copo, que no dia a seguir tentou acompanhou um queijo trufado suiço. Mas o queijo era demasiado forte e matava vinho que parecia água na boca (não tinha quase sabor). Apenas o prolongado final de boca se fazia sentir, com as especiarias e a acidez refrescante.

Para acompanhar o vinho, dois pratos de carne: "Mini terrina de misto de carne no forno com salteado de alho francês" seguido de um "risotto de cogumelos com bife de veado grelhado".

Pelo menos já não olho para a garrafeira e fico a pensar: “Mas quando é que eu abro esta garrafinha?”
_________________
Saudações enófilas

Nuno Gonçalves
Back to top
View user's profile Send private message
pbrandao
Site Admin


Joined: 01 Apr 2006
Posts: 1426
Location: Corroios

PostPosted: Wed Jul 12, 2006 9:09 pm    Post subject: Reply with quote

Olá Goncas

Certamente que as altas expectativas que temos com vinhos "de topo", podem muitas vezes sair defraudadas. Acho que esperamos muito de um vinho, talvez mais do que os vinhos possam dar. Será essa uma das intenções dos grandes vinhos, grandes clássicos? E será que se misturarmos aí o facto de termos os nossos gostos pessoais algo diferentes dos da crítica profissional também ajuda a justificar? Será que procuramos outras coisas?
E neste caso particular, será que por ser um vinho françês, não é talhado para o nosso gosto nacional? Será que o mesmo vinho provado por especialistas teria outro impacto?
São muitas questões Laughing que têm respostas muito difíceis também, ou mesmo algumas tenham de ficar sempre sem resposta...

PS: Parabéns à esposa Wink
_________________
Abraços

PBrandão
Web page com muita bacorada em http://bservices.homelinux.com/cov
NR: é mais o tempo que passa em baixo do que o acessível...
Um cantinho para a conversa em http://cov.s1.bizhat.com
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website Yahoo Messenger MSN Messenger
goncas



Joined: 28 Apr 2006
Posts: 323
Location: Carcavelos

PostPosted: Thu Jul 13, 2006 5:27 pm    Post subject: Reply with quote

Viva pbrandao,

pbrandao wrote:
Acho que esperamos muito de um vinho, talvez mais do que os vinhos possam dar. Será essa uma das intenções dos grandes vinhos, grandes clássicos? E será que se misturarmos aí o facto de termos os nossos gostos pessoais algo diferentes dos da crítica profissional também ajuda a justificar? Será que procuramos outras coisas?
E neste caso particular, será que por ser um vinho françês, não é talhado para o nosso gosto nacional?


As expectativas eram altas mas justificadas, visto tratar-se de um Premier Cru. Sem dúvida que o vinho primou pela elegância e equilíbrio, um estilo que até aprecio (aliás a nota de prova tem também o dedo da esposa), mas faltou-lhe mais corpo, mais presença em boca para passar de "bom" a "excelente".

[quote="pbrandao"]
Já tenho provado outros vinhos franceses e apreciei bastante. Por exemplo, ainda este ano degustei um Château Gazin 2000 (Pomerol) que superou as expectativas.

pbrandao wrote:
Será que o mesmo vinho provado por especialistas teria outro impacto?


Como referi no título do post, o Château Haut-Brion 94 não é considerado uma das colheitas de referência do produtor. Mesmo assim o vinho tem (salvo erro) 94 PP (Pontos Parker) (*). Neste patamar é suposto um vinho ser excelente num contexto internacional, situação que na minha "modesta" opinião, não se verificou.

(*) Não sei a data em que Parker atribuiu esta pontuação, mas suspeito que não foi este ano, visto ser dito que ele valoriza os vinhos encorpados
_________________
Saudações enófilas

Nuno Gonçalves
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
This forum is locked: you cannot post, reply to, or edit topics.   This topic is locked: you cannot edit posts or make replies.    Clube Optimus Vinhos Forum Index -> O Néctar All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © phpBB Group. Hosted by phpBB.BizHat.com

vShare YouTube Clone Script

Free Web Hosting | Free Forum Hosting | Photo Gallery | FreeMarriage.com

Powered by PhpBB.BizHat.com, setup your forum now!
For Support, visit Forums.BizHat.com