Clube Optimus Vinhos Forum Index Clube Optimus Vinhos
Um sonho, nos nossos sentidos
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

José Avillez Convidado para o Madrid Fusion

 
This forum is locked: you cannot post, reply to, or edit topics.   This topic is locked: you cannot edit posts or make replies.    Clube Optimus Vinhos Forum Index -> A Vitamina
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Jose Tomaz Mello Breyner



Joined: 15 Feb 2007
Posts: 45

PostPosted: Sat Aug 30, 2008 11:34 am    Post subject: José Avillez Convidado para o Madrid Fusion Reply with quote

Isto hoje são só boas noticias.

Com a devida vénia ao DN

Quote:
José Avillez foi convidado para se apresentar na próxima edição do Madrid Fusión, o maior congresso de cozinha a nível mundial. É o primeiro português a consegui-lo

ourdes Plana acabou os oito pratos do menu-degustação do Tavares, pagou a conta e pediu para falar com o chefe. Quando José Avillez chegou à mesa da directora do Madrid Fusión, teve uma grande surpresa: ela queria que ele se apresentasse na próxima edição, em Janeiro de 2009, daquele que é considerado o maior e mais mediático congresso da cozinha de vanguarda em todo o mundo. Apesar de ter só 28 anos, é o primeiro chefe português convidado.

"Eles já tinham ouvido falar de mim e acho que leram os artigos de dois críticos espanhóis muito influentes que estiveram no Tavares, o Carlos Maribona, do ABC, e o Rafael García Santos, do Lo Mejor de la Gastronomia, que eram muito positivos", afirma José Avillez ao DN gente. "Quando marcaram mesa, pensei que era só para conhecer o restaurante. Só depois soube que tinham vindo especialmente a Lisboa para jantar no Tavares e noutro restaurante, não sei qual, e, se as coisas corressem bem, convidarem-me."

De facto, as "coisas" têm corrido bem ao actual chefe do mais antigo e conhecido restaurante português, onde está desde Janeiro. Formado em Gestão e Marketing, não percorreu o caminho habitual dos profissionais de cozinha, frequentando escolas de hotelaria e "subindo" dentro das equipas dos restaurantes onde trabalham. Apoiado por Maria de Lourdes Modesto e José Bento dos Santos, fez estágios em restaurantes prestigiados como a Fortaleza do Guincho, ou o Hotel Bristol, em Paris, e, no Verão passado, esteve três meses de estágio no El Bulli (relatado semanalmente no DN gente), integrando a restrita equipa criativa do mais famoso restaurante do mundo.

Em paralelo, juntamente com outro jovem chefe, Ljubomir Stanisic, abriu, em 2004, o 100 Maneiras, em Cascais, do qual se desligaria um ano depois para se dedicar à sua empresa Life Style Cooking, em Cascais (onde nasceu e cresceu), fornecendo comida para fora, serviço de catering, aulas de cozinha, refeiçõe especiais, etc. E ainda ficou conhecido por programas na televisão e dois livros publicados.

"A participação no Madrid Fusión, onde estão alguns dos melhores chefes do mundo, é muito importante para mim em termos de aprendizado e de currículo. E pode também tornar o Tavares mais conhecido no exterior, porque há sempre muitos jornalistas estrangeiros presentes", considera José Avillez, que vai ter 20 minutos para apresentar duas receitas: um cordeiro em duas temperaturas com puré de cozido de grão e "ervilhas" de abóbora e um salmonete com um "canudo" de migas recheado com caracóis.

"Ainda estou a preparar as receitas, mas não vou imitar os espanhóis, que realmente estão na vanguarda nessa matéria, no uso das novas técnicas. Prefiro apresentar bons produtos portugueses tratados com alguma imaginação", diz o chefe do Tavares, restau- rante que está fechado para remodelação e só deverá reabrir em inícios de Outubro.

Aliás, ele considera que o que mais impressionou a directora do Madrid Fusión foi o cruzamento do clássico com o contemporâneo. "Ela ficou muito interessada em ver como um espaço coma tradição do Tavares pode ser renovado, fazendo cozinha moderna, mas também pratos como bacalhau à Brás", conclui.

_________________
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
This forum is locked: you cannot post, reply to, or edit topics.   This topic is locked: you cannot edit posts or make replies.    Clube Optimus Vinhos Forum Index -> A Vitamina All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © phpBB Group. Hosted by phpBB.BizHat.com

vShare YouTube Clone Script

Free Web Hosting | Free Forum Hosting | Photo Gallery | FreeMarriage.com

Powered by PhpBB.BizHat.com, setup your forum now!
For Support, visit Forums.BizHat.com